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  • Tony Silva, redator e voluntário da FCG

Dia Nacional do Livro Didático

O Dia Nacional do Livro Didático, comemorado no Brasil todo dia 27 de fevereiro, celebra uma das ferramentas mais importantes para a formação educacional do país.

Antes impressos no exterior, depois em território nacional (1920), sua circulação (junto com o número de alunos) aumentou após a criação da Comissão Nacional do Livro Didático (1938). Com a instituição (1985) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) o governo federal assumiu sua compra e distribuição na rede pública de ensino.

IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO

Em tempos de tecnologia na educação o livro didático ainda é um importante parceiro do educador. É considerado excelente formador de professores, atuando como guia durante a aula, definindo um caminho lógico e dando-lhes mais segurança. Também é valioso no planejamento anual e na preparação de aulas e avaliações.


SISTEMA MACKENZIE DE ENSINO (SME)

O SME é adotado por mais de 250 escolas em todo o Brasil, além de marcar presença também em instituições internacionais, contabilizando mais de 50 mil alunos atendidos.

Essa proposta pedagógica entende que os livros são importantes em todos os segmentos da Educação Básica, cruciais na aquisição significativa de conhecimento por meio da interação entre alunos, professores e conteúdo.

Seu modelo cognitivo-interacionista associa uma abordagem indutiva dos temas transmitidos pelo educador ao desenvolvimento de um raciocínio dedutivo por parte do aluno, envolvendo-o continuamente na atividade de investigação e reflexão, dando significância ao aprendizado.


O Colégio Espaço da Comunidade (CEC) ministra esse modo de ensino em paralelo com uma cosmovisão cristã, de forma reflexiva e prática.

Seus filhos merecem experimentar o Sistema Mackenzie de Ensino e todos os diferenciais do Colégio Espaço da Comunidade. Não perca a oportunidade! É simples: faça a matrícula pelo WhatsApp (11) 95590-4098.

Texto escrito por Tony Silva, redator, desenvolvedor e voluntário da FCG.


REFERÊNCIAS

BARRETO, Cynthia. Livro didático é uma importante ferramenta para a educação. Universidade Federal do Tocantins, 27 fev. 2020. Disponível em: <https://ww2.uft.edu.br/index.php/ultimas-noticias/26941-livro-didatico-e-uma-importante-ferramenta-para-educacao>. Acesso em: 25 fev. 2021.

BARROS, Dennis Francisco da Silva; ARAÚJO, Neurivaldo Francisco. Educação Básica: o ensino diante das novas tecnologias na educação. Núcleo do Conhecimento, 3 dez. 2019. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tecnologias-na-educacao>. Acesso em: 25 fev. 2021.

CARDOSO, Débora da Silva. O modelo pedagógico cognitivo-interacionista: perspectivas na educação infantil. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 7 nov. 2018. Disponível em: <http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3770>. Acesso em: 25 fev. 2021.

e-Docente. A importância do livro didático na prática pedagógica. 24 set. 2019. Disponível em: <https://www.edocente.com.br/importancia-do-livro-didatico-na-pratica-pedagogica/>. Acesso em: 25 fev. 2021.

FNDE. Histórico. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/518-hist%C3%B3rico>. Acesso em: 25 fev. 2021.

FREITAS, Neli Klix; RODRIGUES, Melissa Haag. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. Universidade do Estado de Santa Catarina, 2007. Disponível em: <http://ceres.udesc.br/arquivos/portal_antigo/Seminario18/18SIC/PDF/074_Neli_Klix_Freitas.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2021.

Mackenzie. Sistema Mackenzie de Ensino. Disponível em: <https://www.mackenzie.br/sistema-mackenzie-de-ensino>. Acesso em: 25 fev. 2021.

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